O maior evento de transformação social do ano teve uma abrangência nacional com o formato online

O Dia das Boas Ações ganhou um formato novo este ano. Por conta da pandemia e das regras de isolamento social tivemos que adaptar o evento para um formato online, pois sabemos da importância que o DBA tem para as organizações. O DBA aconteceu neste sábado (05/12), Sua primeira edição online contou com atrações artísticas, rodas de conversa e a semana das boas ações (05/12 à 13/12) onde nossas ONGs parceiras divulgaram vagas dedicadas a essa comemoração.

A programação gratuita que agitou a tarde dos telespectadores contou com:

Sarau das Pretas – Protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo, o Sarau das Pretas fez uma apresentação que propôs   reflexões sobre o feminino, a cultura e a ancestralidade. A apresentação foi feita  por meio da palavra falada, cantada, declamada, dos tambores e de seus corpos em constante movimento. O grupo é composto por Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves.

LiteraRAP + Coletivo Dente de Leoa – A arte da escrita por meio do rap, literatura e poesia, tanto contemporânea como antiga,está sendo usada pelo projeto LiteraRAP para que crianças e adolescentes aprendam a expressar seus sentimentos por meio da escrita artística. As minas arrasaram na rima, no beat e no break, tudo isso em uma apresentação cultural que merece uma segunda olhada!

Samba de Dandara – O samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, grandes compositoras, intérpretes, às guerreiras do samba, propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino. O Samba de Dandara carrega o peso e a inspiração de Dandara, mulher negra, guerreira e referência na luta contra a escravização. 

Composto por Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco), Mariana Rhormens (flauta e percussão), Ana Lia Alves (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão), a apresentação foi um  passeio musical pelos ritmos afro-brasileiros em suas diversas vertentes – ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda.

E as rodas de conversa que conscientizaram a todos:

“Conexão Atados: Educação” foi um dos temas das  rodas de conversa desta edição. Foi  discutida a atuação e importância da causa social da educação na pandemia. Estiveram presentes  participando Gicelia Maria de Melo Barros, da Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli e Biblioteca Comunitária Sete de Abril, Ana Paula Gonçalves Gontijo de Oliveira, do Futuro Pré- Vestibular Alternativo, Marina Carregosa Rodrigues, aluna da Etec Pirituba e Renan Faria Soares, docente de biologia na Etec Paulistano. 

A roda de conversa tem como intuito criar um espaço de troca sob a participação de diferentes esferas de atuação na causa, gerando um ambiente diverso, inclusivo, e que discuta o impacto da educação na formação de uma sociedade coletiva e participativa.

“Diversidade e voluntariado: como ir além em nossas ações?” O trabalho voluntário proporciona  empatia e conexão com outras pessoas, o que foi uma grande demanda do público em um momento de isolamento social para sentir-se conectado com a sociedade. 

Convidamos a Maria Júlia Giorgi, a Maju, ativista da causa LGBTQI+ que é palestrante e presidente do coletivo Nacional Mãe pela Diversidade e a Fabiana da Silva, a Fabi, que é pedagoga e idealizadora da ONG “Apadrinhe um Sorriso”.

A quinta edição foi gravada e exibida nos canais do Atados e da Catraca Livre somando mais de 1000 visualizações durante a transmissão ao vivo, tudo ficou gravado para poder curtir mais tarde.

Tudo isso para celebrar o voluntariado e despertar nas pessoas o interesse em causas sociais, por isso na semana seguinte ao evento acontece a semana social cheia de vagas para voluntários se engajarem.
Venha fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil, e impulsionar pessoas a serem voluntárias o ano todo pela nossa plataforma ❤️