Texto escrito pelo voluntário do Atados, Marcel Alves.

 Mesmo após 130 anos da abolição da escravatura, há ainda muito o que melhorar. Vivemos em uma sociedade, infelizmente, muito preconceituosa. É muito atual o que escreveram os professores Florestan Fernandes e Otávio Ianni, “…os Brasileiros, de um modo geral, não têm vergonha de ser racista, mas têm vergonha de se dizer que são racistas”.

Esse preconceito velado fica mais difícil de se combater, evidencia-se que a relação com os negros de modo geral sempre é pejorativa, além de julgamentos como ‘você viu a casa daquele “neguinho”, o carro, faz viagens sem parar agora, alguma coisa de errado anda fazendo…’.

Existe também a dificuldade de participar de uma seleção de emprego com candidatos majoritariamente brancos, e no final do processo, o recrutador vir até você e falar que gostou muito da sua entrevista, que é para você aguardar, que talvez vão te ligar, só que não é para você se entusiasmar. De ver as pessoas atravessarem a rua por ver um negro passar, ser sempre a última opção de lugar em um coletivo, ou até mesmo pessoas que preferem ficar de pé ao escolherem se sentar perto de você.

Além da desigualdade que é o ensino público, onde a maioria é negra, em comparação com o ensino particular, tornando assim uma disputa desleal para se conseguir ingressar em uma Universidade Federal. A existência de debates em pleno século XXI, que são necessários, para que o negro possa conquistar o seu lugar sem ser julgado pela sua cor e sim pelo seu caráter e competência.

O quanto a mulher negra sofre em uma sociedade que só a vê como babá e mulher para limpar, sem demérito nenhum a essas profissões, mas isso precisa mudar, a mulher negra também pode liderar os cargos altos das empresas.

Só um homem negro sabe como machuca ser confundido com meliantes todos os dias e a repressão dos homens da lei afirmando que você é ladrão pelo pré-julgamento da cor da sua pele. E os números são assustadores. Mostram que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no país e não possuem a devida atenção nas investigações policiais.

Fonte: https://anistia.org.br/campanhas/jovemnegrovivo/

E ainda dizem que nós devemos nos contentar apenas com o 3 de Julho e o 20 de novembro, que não deixa de serem dias da hipocrisia, onde se refletem a consciência negra e se esquecem dos outros 363 dias de luta.

Sobre o Atados

A Associação Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, promovendo o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários.