Refletir sobre o uso excessivo do automóvel é o principal objetivo do Dia Mundial Sem Carro, celebrado neste sábado, 22/09

Por Luiza Lima, do Greenpeace Brasil

A forma e o tempo que gastamos nos locomovendo interferem diretamente na nossa qualidade de vida diária, pois impactam nossas relações pessoais e profissionais, nossa saúde e nosso bem-estar. Pense só quantas coisas você já deixou de fazer em função da dificuldade de chegar onde queria.

Já nos acostumamos a gastar horas do nosso dia dentro de carros, ônibus e trens, e a usar o espaço público muito menos do que gostaríamos. E se essa lógica se invertesse e as ruas se transformassem em verdadeiros espaços de convívio entre as pessoas? E se o transporte público, as bicicletas e os pedestres fossem priorizados em detrimento dos carros?

Refletir sobre o uso excessivo do automóvel é o principal objetivo do Dia Mundial Sem Carro, comemorado todos os anos no dia 22 de setembro em diversas cidades do mundo. A ideia é que, ao menos nesse dia, as pessoas experimentem formas alternativas de se locomover e tentem enxergar suas próprias cidades de outro modo.

Muito mais do que criticar aqueles que utilizam carros, queremos uma mudança profunda na estrutura das cidades brasileiras, que há décadas priorizam o veículo individual ao coletivo. Para isso, precisamos nos unir para, juntos, cobrarmos de nossos governantes a garantia de transporte público seguro, inclusivo e que use energia limpa. As demandas são muitas, e as soluções também. Queremos mais ciclovias, ônibus menos poluentes, mais linhas de metrô e calçadas com qualidade.

Em São Paulo, por exemplo, os carros correspondem a 70% da frota de 8,3 milhões de veículos motorizados. Parece difícil de acreditar, mas o número de carros da capital paulista tem crescido duas vezes mais do que a de novos habitantes! Entretanto, se pudessem contar com transporte público de qualidade, 8 em cada 10 pessoas deixariam o carro na garagem.

Quando reduzimos o espaço dos automóveis, quem ganha é a população, com mais praças, parques e outros espaços de lazer. Queremos que nossas cidades sejam lugares para as pessoas e para o planeta!

Informe-se sobre as atividades do Dia Mundial Sem Carro que acontecerão na sua cidade e participe! O Greenpeace estará presente nas seguintes cidades:

Recife (PE) – Dia 22, no Marco Zero, às 16h

São Paulo (SP) – Dia 22, na Praça do Ciclista, às 18h

São João da Boa Vista (Leste Paulista, SP) – Dia 22, na Praça Coronel Joaquim José (Centro), às 10h

Manaus (AM) – Dia 21, em frente ao escritório do Greenpeace (Av. Joaquim Nabuco, 2367), às 8h

Macapá (AP) – Dia 22, na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), às 16h