O II Festival A Cidade Precisa de Você propõe um encontro de diversos movimentos e coletivos na forma de um evento, catalisando as atividades realizadas pela organização em um momento transformador, articulando atores locais, moradores e ativadores da cidade.

Realizaremos um workshop de uma semana para construção de intervenções no Parque Linear do Canivete, no Jardim Damasceno, Zona Norte de São Paulo. A semana mão na massa Gambiarra Lab terminará em um sábado de inauguração repleto de atividades culturais, lúdicas e mutirão, onde as pessoas se encontrarão para fazer a cidade a partir do coletivo. Acontecerão atividades como oficinas, rodas de conversa, construção, exposição e cinema que tem como foco atrair a atenção para a pauta da cidade cocriada por todxs seus cidadãos.

O Festival será o encerramento do processo de ativação do Parque Linear do Canivete, realizado pelo Instituto A Cidade Precisa de Você em parceria com coletivos e atores locais como Cia Teatro de Laje, Preto Império, Quilombo Sambaqui, É nóis na Viela, Afroartnativa, Mano Réu, Movimento Ousadia Popular, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Fenda Paralela, Slam da Norte, que se iniciou em agosto de 2018. Moradores que integram coletivos que já atuam na região também se somaram ao movimento. Entre eles, Tatiane Leitão, da Companhia Teatro na Laje. Suas brincadeiras, entre elas amarelinha africana e competição de pontes de bambolê, chamaram a atenção, seja das crianças mais jovens às mais velhas. “É a primeira vez que venho aqui e espero que possa usar mais ele para as minhas outras atividades. [O Rolê no Canivete] É um ponta pé inicial para os coletivos da região criem uma rede para continuar usando o parque”.

O projeto Rolê no Canivete promoveu ações regulares de ativação cultural e ambiental, oficinas com escolas da região, mapeamentos dos desejos e necessidades para o Parque. Tais idéias irão tomar forma ao longo da semana de workshop mão na massa Gambiarra Lab, com o apoio de voluntários e moradores envolvidos no processo.

Todo o projeto foi possível graças ao apoio do Fundo Socioambiental Casa, OAK Foundation e Caixa Econômica Federal.

Venha participar e nos ajude a criar uma cidade mais inovadora, vibrante, democrática e diversa.

Programação

workshop gambiarra lab

26 a 30 de novembro: Gambiarra Lab – uma semana de oficina mão na massa

R$300,00 sem alimentação (valor flexivel)

4h por dia (mínimo)

24 inscritos (máximo)

Inscrições: [email protected]

Rolê no canivete

1 de dezembro: Rolê no Canivete – oficinas, rodas de conversa, mutirão, show e cinema

9h às 12h Oficina Cozido de Xepa com Doces Talentos

10h às 12h: Oficina Plantio Pomar com KIVA, Batatas Jardineiras e Movimento Ousadia Popular

11h às 13h: roda de conversa MACROMICRO2 – parques, equipamentos públicos e autogestão

13h as 14h: almoço coletivo

14h às 16h: oficina de Graffiti com Fabio Lol

16h: Espetáculo A Revolta do Jiló da Cia. Teatro de Laje

16h30: Bate Papo Rio e a Cidade

17h30: Cortejo com Bloco do Peixe Seco

19h às 21h: Cinema

  • curta Escola Sem Muros pelo projeto Reeducação
  • Visionários da Quebrada com bate papo

21h às 22h: Forró Felipe Sereno e Trio

dia todo: feira de comida de rua e artesanato

FACEBOOK

facebook.com/acidadeprecisadevocê

Evento: https://bit.ly/2r0kwoh

Sobre

Somos um coletivo de pessoas que pensam e transformam lugares através da ativação e melhoria de espaços públicos, organizados em uma associação sem fins lucrativos, o Instituto A Cidade Precisa de Você. Juntos, formamos uma rede interdisciplinar comprometida em construir cidades mais justas, inovadoras, democráticas, seguras, saudáveis e vibrantes.

www.acidadeprecisa.org

[email protected]