A Semana das Boas Ações, criada para estimular a criatividade e inspirar jovens para a atuação social, contou com mais de 40 ações realizadas por alunos de escolas públicas e particulares e ONGs de São Paulo

O Colégio Castanheiras arrecadou e distribuiu alimentos e itens de higiene pessoal para as instituições Sítio Agar, Grupo Vida e Amamos.

Jovens estudantes foram desafiados a criarem ações para dar visibilidade aos temas: sustentabilidade ambiental, nova educação, saúde e corpo em movimento, diversidade e combate à pobreza durante a Semana das Boas Ações, entre os dias 27 e 31 de março.

Mais de 60 jovens, divididos em oito grupos em São Paulo, realizaram workshops, arrecadações, mutirões, oficinas interativas, trocas de serviços, aulas práticas, coleta de histórias, doações, aulas de dança, música, yoga, intervenções artísticas, entre outros. Participaram estudantes das escolas Vera Cruz, Castanheiras, Gracinha, Oswald, E.E Oscar Pereira Machado e das organizações Gerando Falcões, Liga Solidária e Pró-Saber SP. Cerca de 1800 pessoas foram impactadas, 15 instituições beneficiadas e 261 foram itens arrecadados.

O encerramento da Semana das Boas Ações foi no Dia das Boas Ações, no Parque Ibirapuera, em São Paulo

Inspirada pelo Dia das Boas Ações, a Semana das Boas Ações foi criada ano passado por uma jovem estudante que teve a ideia de ampliar a iniciativa para mostrar que boas ações devem ser praticadas todos os dias. Com o núcleo de ações sociais da escola em que estuda, cinco temas foram definidos para serem explorados a cada dia. O objetivo foi estimular a interação entre alunos de diferentes séries, incentivar a prática de pequenas ações e dar visibilidade para o evento.

Através do projeto Sementes de Transformação, programa que inspira jovens a se engajarem socialmente, a jovem foi convidada para ampliar a ideia e vinculá-la ao Dia das Boas Ações pelo Atados, que realiza o evento no Brasil.

Não importa a idade, todos têm potencial para realizar transformações de impacto. “Com essa semana eu pude perceber que podemos ajudar as pessoas com simples atos e eu tomei uma decisão: quero trabalhar em uma ONG. Essa foi a melhor semana da minha vida em 17 anos”, afirma Rafaela Belo, 17, integrante da ONG Liga Solidária, localizada próximo à Rodovia Raposo Tavares.

Os grupos de jovens receberam um último desafio no Parque Ibirapuera, durante o Dia das Boas Ações

No domingo, 02 abril, todos os participantes se reuniram no Parque Ibirapuera, no evento do Dia das Boas Ações, para se conhecerem e realizarem o desafio final: reunir seu grupo e percorrer pelo parque contagiando e trazendo o maior número de pessoas possíveis para o evento, para depois tirar uma foto criativa e mobilizar suas redes. Esse foi um momento que possibilitou que compartilhassem as experiências e sensações, resultando na decisão conjunta de que todos eram vitoriosos por terem desenvolvido seu potencial transformador e mobilizado sua comunidade de maneira impactante.

Assista como foi a Semana das Boas Ações:

Dia das Boas Ações
O Dia das Boas Ações é um movimento global de voluntariado presente em mais de 70 países, idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. Sua primeira edição foi em 2007, em Israel, e foi realizado pela organização não governamental Ruach Tova. No Brasil, é realizado pelo Atados e produzido pela Muda Cultural, com patrocínio da água AMA.

Sementes de Transformação
É um programa desenvolvido pela parceria entre o Atados e o Movimento Quem Se Importa, com o objetivo de inspirar o engajamento social de jovens. Através de diferentes frentes, como formação, oficinas, trabalho voluntário e acampamentos, o Sementes explora, de forma dinâmica e seguindo preceitos da nova educação, o autoconhecimento do jovem e sua aplicação segundo seu propósito.

Texto de Giulia Spina, embaixadora do Sementes de Transformação.