“O impacto de nossas ações pode mudar a vida das pessoas” – Gabi, Ecotece

Texto por Leonardo Menezes e fotos por Vanessa Caramelo, voluntários do projeto Comunicadores São Paulo (2019).


Como contar a história de uma organização que mistura estilo e é ambientalmente engajada como a Ecotece? Esse é um daqueles desafios que nos colocam à prova e nos fazem superar certas barreiras, pois todo artista quer ver sua obra reconhecida, e a Ecotece é uma obra de arte, no mais literal dos termos.

Essa organização nasceu com uma ideia, e com o tempo foi sendo tecida por muitas mãos. Hoje, ela é uma grande árvore que dá sementes da sustentabilidade através da moda e costurando relações sociais para que a cadeia da moda sustentável se fortaleça e continue florescendo.  

Um referência no assunto

Tudo começa com uma pequena semente, fruto da vontade de comunicar sobre a temática da sustentabilidade na moda. A semente foi plantada em 2005 por Ana Cândida Zanesco, fundadora da ONG, e tudo começou com um portal de informações sobre moda sustentável.

Nesse primeiro impulso alguns resultados já são sentidos. Já se encontram alguns trabalhos publicados sobre o assunto tendo referência as produções da Ecotece. A autora Lilyan Berlim, uma das principais referências no tema, já citam em seus trabalhos as primeiras publicações do canal Ecotece, o que demonstra a importância que a organização tem nessa temática. 

Ana Cândida decide entrar de cabeça na produção, pois para se manter enquanto um canal é preciso que essa árvore receba os seus próprios nutrientes. É nesse período que surgem os primeiros produtos físicos, uma linha de camisetas sustentável. Porém percebe-se a dificuldade de trazer os conceitos da moda sustentável, e de fato é preciso um aprofundamento real.

A produção passa a ser o foco de atenção nesse momento, porém a complexidade da produção sustentável na moda e a sua auto-reprodução fazem com que se invista também em outras articulações, é importante que se tenham parceiros na jornada.

O grupo parceiro mais antigo se chama Retece. E juntos passam a se articular e organizar cursos e oficinas de produção sustentável na moda, na região do ABC paulista em conjunto com a comunidade local. A parceria dá tão certo, que eles vencem em 2009 o prêmio “Fundo Viva o Amanhã” da Avon, na categoria “Empreendedorismo Cooperativo”, e passam a articular um grupo de produtoras no ABC paulista a partir da ideia do “Vestir Consciente”. 

É nesse momento que as oficinas começam a surgir. Agora a Ecotece não é mais só um canal de comunicação, mas também uma fomentadora da moda sustentável a partir da produção, da conscientização e da educação.

Ecotece – a árvore e seus frutos

Como dito por um colaborador: “A Ecotece é muito orgânica e aberta a mudanças.” Atualmente a organização já não é só mais uma árvore, com a entrada de novas ideias e visões para o grupo ela se ramifica e passa a articular em áreas diferentes. Ela passa a tornar-se uma grande teia. 

Como foco de atuação, ela se divide em três frentes: Educação, Social, e Produção. A Ecotece não só auxilia grupos a produzirem, mas articula toda a cadeia produtiva da moda sustentável entre os pequenos produtores, a partir da economia solidária, e entre grandes redes de comercialização e produção tradicional de roupas.

Sob os princípios da economia solidária, a Ecotece busca a inclusão de grupos que estejam dentro de alguma vulnerabilidade, apoiando-os tanto economicamente, quanto incluindo nas redes de produção e comercialização da moda. Das atividades desenvolvidas atualmente pela organização, podemos citar: cursos livres, oficinas de capacitação, elaboração de jogos, articulação da rede de moda sustentável, captação de recursos, auxilio na produção e incubação de cooperativas, consultoria técnica, e elaboração de campanhas.

“Queremos fomentar uma lógica de economia solidária e que as pessoas possam trabalhar perto das suas casas, dos seus filhos e que elas possam gerar uma renda justa e importante para si.” – Julia, Ecotece.

É importante frisar que a Ecotece está sempre aberta a novas ideias e possibilidades dentro do setor. Com a entrada de novos agentes, novas frentes vão surgindo a partir de suas contribuições e visões diferenciadas. Esse é um dos fatores que fazem a Ecotece integrar em diversas áreas e abrir para diversas possibilidades. 

As Sementes da Ecotece

Boas ações e boas práticas levam a bons frutos e resultados. A Ecotece conta com  ações importantes no mercado da moda brasileiro, e tem em seu histórico sementes que já começam a brotar e germinar alguns resultados marcantes na ecologia da moda nacional. Entre alguns dos principais resultados gostaríamos de listar os principais: 

  • Comunidade Ecofashion – oficina de criação coletiva de figurinos feitos com materiais recicláveis para crianças e adolescentes; 
  • Curso de Renda Renascença e Arte Huni Kuin – curso livre de técnicas tradicionais; Jogo em busca da moda perfeita – jogo de tabuleiro onde o participante é inserido numa cadeira produtiva da moda.
  • Guia da moda Ética Latina Americana 2018 – Participação na criação do conteúdo, tradução e divulgação do Guia, desenvolvido em parceria com a ONG argentina Hecho x Nosotros, o Foro de Moda Ética Latinoamerica e outros institutos.
  • Campanha do Agasalho 2015 – em parceria com a empresa Pernambucanas foi desenvolvido um guia de moda e boas práticas sustentáveis, e distribuído a todos que colaboraram com doações de roupas e cobertores durante o inverno, em pontos de coleta nas lojas.
  • Design Weekend 2015 – Criação de peças de criação coletiva para a Exposição Economia Solidária SP com a participação das estilistas Fernanda Yamamoto, Flávia Aranha, Heloisa Faria, Kör Atelier e VERT e os grupos produtivos Bordadeiras do Jardim Conceição, Botuáfrica, Oficina dos Anjos, Pano pra Manga, Projeto Tear, Retece e Tecoste.

Num mercado cada vez mais competitivo, as ações da Ecotece rompem barreiras que trazem reflexões importantes e uma nova conscientização até então pouco debatida no cenário nacional, a ecologia em nosso vestuário. Por isso essa organização é tão importante nos dias atuais, momento em que nossa ação como ser-humano tem sido tão prejudicial para nosso planeta. 

A Ecotece não é só uma organização, ela é um elo que faz parte de um movimento bem maior, e traz essa nova visão de mundo para a forma como lidamos com as nossas roupas, algo tão rotineiro e que muitas vezes mal nos damos conta. E para isso articula toda uma cadeia, que vai de empresas a pequenos produtores, articulando políticas públicas e educação, e espalhando suas sementes por aí. A Ecotece veio para construir um mundo novo. A Ecotece veio para transformar!


Clique aqui para conhecer mais sobre a Ecotece ou fazer um trabalho voluntário na organização.