No dia 5 de agosto o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. A data lembra a importância dos cuidados com a saúde e é uma homenagem ao Médico Oswaldo Cruz, profissional pioneiro no Brasil a criar a imunização no final do século XIX e início do século XX. É também o dia dos soldados da saúde, os profissionais que salvam vidas e trabalham com a prevenção de doenças.

A data foi escolhida pelo decreto de lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, e deve-se ao dia do nascimento do Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, em São Luís de Paraitinga, São Paulo. Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e especializou-se em microbiologia no Instituto Pasteur de Paris.

Em 1902 havia uma grande epidemia de peste bubônica e febre amarela no Rio de Janeiro que matou centenas de pessoas, época em que não existia imunização. Oswaldo e sua equipe trabalhavam com medidas sanitárias para combater estas doenças. Para colocar fim as epidemias o médico iniciou pesquisas de como imunizar as pessoas que resultou a campanha de “Vacinação Obrigatória”. Porém Oswaldo foi criticado pelo Congresso, atacado por Jornalistas, além da grande resistência popular que resultou nos protestos conhecidos como “A revolta da vacina”.

A maior parte da população tomou a vacina obrigatoriamente, muitas vezes até de forma forçada pelos sanitaristas. Com o resultado positivo da vacina, o seu criador foi premiado com a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlin, e as pessoas acabaram indo voluntariamente aos postos de saúde após surgir a epidemia de varíola no Brasil. Após estes episódios, foram surgindo imunizações a cada epidemia que surgia, impedindo as transmissões das doenças e salvando muitas vidas.

Mas não só a imunização garante a saúde, hoje temos, além dos Médicos, outros profissionais que tem um papel de grande importância na sociedade como os Nutricionistas, Psicólogos, Enfermeiros, Dentistas, Assistentes Sociais, Farmacêuticos, Fisioterapeutas entre outros profissionais. Uma boa saúde incorpora vários aspectos, desde o físico e psicológico ao social.

Vale a pena também lembrar das pessoas que fazem trabalho voluntário em instituições de saúde. O funcionamento deste setor não depende só de especialistas, mas também de pessoas dispostas a ajudar na sua área de conhecimento.

Você com especialidade ou não na área pode também contribuir com a promoção da saúde. Seja voluntário, o Atados é uma plataforma online que conecta pessoas a causas sociais. A seguir disponibilizamos algumas vagas em São Paulo:

 

 Hospital Pérola Brighton

O Hospital Pérola Brighton de São Paulo é um centro de referência da Saúde da Mulher, prestando serviços de Ginecologia, tratamentos de câncer ginecológico e mamário, reprodução humana, planejamento familiar, esterilidade, sexualidade, violência sexual e uroginecologia. Além da assistência médico hospitalar atua na educação em saúde da comunidade e faz intercâmbio com instituições de ensino. O Hospital acredita na importância da capacitação dos profissionais e por isso tem o “Projeto Pérola” que a cada semestre abre vagas para voluntários universitários, e estes voluntários, interagem com os pacientes fazendo artesanato e conversação buscando assim um atendimento mais humano.

Nas aulas o voluntário entra em contato com diversos aspectos, desde Antropologia e Caracterológica até a comunicação de más notícias e cuidados paliativos. Recebem também curso de capacitação profissional.

Você que é universitário e tem interesse em se desenvolver na área da saúde seja voluntário do Hospital Pérola Brighton aqui.

 

Hospital Universitário da USP

O Hospital Universitário da USP, que é destinado ao ensino e à pesquisa, oferece assistência multidisciplinar integral, de média complexidade, com base no perfil epidemiológico do Distrito de Saúde do Butantã.

São disponibilizadas vagas para músicos voluntários, com função de passar pelos corredores das enfermarias e quartos dos pacientes tocando música. O pré-requisito é saber tocar qualquer instrumento. Seja um voluntário do Hospital Universitário da USP aqui e promova o bem!

O mesmo hospital também abre vagas na área Hospital Arte, uma atividade fundamental para a melhora dos pacientes. O voluntário deve trabalhar com os atendidos oferecendo suporte para atividades de desenho, pintura, leitura, jogos e artesanato.  São 20 vagas oferecidas. Se você ama atividades artísticas e gostaria de gerar impacto social esta é a vaga perfeita para você. Seja voluntário aqui!

O Hospital Universitário da USP também oferece vagas para você que gostaria de conversar e interagir com os pacientes internados oferecendo kits de higiene, revistas, livros e outras atividades. Esta vaga é para você que gosta de bater um bom papo, se inscreva aqui!

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

A APAE de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos que cuida de pessoas com deficiência intelectual. Atua desde o nascimento até o processo de envelhecimento, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam escolaridade e emprego apoiado. Oferece também assessoria jurídica as famílias, referente aos direitos das pessoas com deficiência intelectual, além de ter o maior laboratório da área na América Latina.

A Instituição irá realizar uma ação junto ao Hospital A.C Camargo para uma campanha de saúde em São Paulo e precisa de voluntários para preencher formulários, conduzir as pessoas ao auditório e preencher o questionário com letra legível. O evento ocorre nos dias 1 e 2 de agosto. Você que gosta de interagir com pessoas e tem interesse em aprender mais sobre a área da saúde, seja voluntário aqui!

 

Mosteiro São Geraldo de São Paulo

Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo é uma associação sem fins lucrativos de caráter estritamente educacional, cultural e de assistência social. Desenvolve diversas atividades e conta com um quadro de colaboradores especializados. Localizados no bairro do Morumbi, onde abriga duas das maiores comunidades excluídas de São Paulo, Paraisópolis e Jardim Colombo, a organização atende cerca 2.100 pessoas de 0 a 18 anos.

A ONG está em busca de dentistas voluntários que atendam crianças de até 6 anos de idade, auxiliando na prevenção de problemas bucais infantis, realizando restaurações em dentes cariados, e que faça aplicação de flúor se for necessário. O atendimento é uma vez por semana, a combinar com o voluntário. Se você é dentista e gostaria de gerar impacto positivo, seja voluntário aqui!

 

Fundação Mary Harriet Speers

A Fundação Mery Speers atende diariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social em seus projetos sociais. No projeto Espaço Saúde, são realizados atendimentos médicos e dentários de forma gratuita a crianças, adolescentes, adultos e idosos. A instituição está com vagas abertas para médicos. Inscreva-se aqui!

 

Sobre o Atados

A Associação Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, promovendo o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br/, que conta com mais de 1.400 ONGs cadastradas e 85 mil usuários. Além desta iniciativa social, o Atados Para Empresas cria estratégias e implementações de voluntariado empresarial e responsabilidade social, nossas paixões e especialidades! Acesse aqui e saiba mais: www.empresas.atados.com.br

Texto escrito por Bruno Araújo voluntário do Atados.