Antes, saiba a origem da data, celebrada dia 12 de outubro

O Dia das Crianças é celebrado em diferentes datas de acordo com o país, mas no Brasil ela é comemorada no dia 12 de outubro. A data foi instituída em 1924 a partir de um projeto de lei do então deputado federal Galdino do Valle Filho. Entretanto, a data não teve amplo reconhecimento nesse momento inicial. 

Foi apenas na década de 1950 que o Dia das Crianças ganhou popularidade, depois de uma bem-sucedida campanha publicitária. A fábrica de brinquedos Estrela e a empresa Johnson & Johnson lançaram a “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a data já existente para alavancar as vendas de produtos voltados para crianças. Nos anos seguintes, outras empresas decidiram criar a “Semana da Criança” e, até hoje, a data é um importante agitador econômico do mercado infantil.

Vale lembrar, no entanto, que pensar nas crianças e na infância não se resume a ações comerciais. Por isso mesmo, a ONU (Organização das Nações Unidas) considera o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, em homenagem ao dia da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989. 

As crianças não podem ser excluídas do debate político. Em questões como o trabalho infantil, por exemplo, são necessárias políticas para proteger esses indivíduos e garantir o direito à infância. Segundo o IBGE, em 2019 havia 1,8 milhão de crianças e jovens que realizavam trabalho infantil — em atividades geralmente perigosas. 

Pensar na garantia de direitos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é, portanto, urgente. Por isso, listamos aqui algumas organizações que atuam com crianças e ajudam a assegurar que elas tenham uma infância digna. Você pode encontrar mais instituições em nossa plataforma de voluntariado. Faça parte dessa rede de #GenteBoa!

Associação Viva e Deixe Viver – treina voluntários para atuar como contadores de histórias para crianças e adolescentes.

CEPAC Barueri – oferece serviço de acolhimento institucional visando à integração social.

Fundação Julita – atende crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de ações socioeducativas.

Instituto UNO – implementa projetos de alfabetização, letramento e educação financeira para crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos.

Mais Amor – prepara almoços para crianças de 2 a 14 anos na comunidade do Para Pedro, no Rio de Janeiro.

Projeto MERAKI – promove inserção sociocultural da criança e do adolescente por meio da arte.

Sonhar Acordado – realiza atividades esportivas, culturais e recreativas com crianças em situação de vulnerabilidade.

Imagem em destaque: Maxime Bhm via Unsplash


Conecte-se ao Atados!

Atados | Facebook | Instagram

Christian Domingues
Voluntário de Comunicação

Edição: Aline Naomi