Foto: Araquém Alcântara/Divulgação

 A live faz parte da programação do mês de outubro na rede do Atados


No mês de outubro o Atados irá trabalhar a causa animal em suas redes. Vamos prover diversas lives com ONGs parceiras sobre o tema. Para abrir a programação começamos com um assunto urgente:as queimadas do Pantanal. Conversamos com a Marcele Becker, vice presidente da Ampara Animal, e Eduarda Fagundes que é voluntária, para saber mais sobre o trabalho da ONG. A região que passa por sua fase mais crítica das últimas décadas vem sofrendo por conta das queimadas criminosas. 

A Ampara está auxiliando voluntários na região que já estavam trabalhando ativamente desde do final de julho. A voluntária Eduarda Fagundes explicou que a mobilização começou com um vídeo em seu instagram e a rede começou a ampliar. Eduarda conta que eles só tiveram noção da proporção do estrago quando o fogo chegou próximo a pousada que eles trabalhavam. 

“Achávamos que o fogo iria chegar muito rasteiro. Achávamos que iria ser possível apagar, mas os brigadistas já estavam avisando que eles tinham feito três aceiros e o fogo tinha pulado. É um fogo muito agressivo que chega a pular rios  de 200 metros”

Eduarda Fagundes

Além da região ser em um lugar completamente remoto, não possuir brigadistas e estar passando por um período de seca, o atual cenário pandêmico e a dificuldade de reunir equipes e não promover aglomerações também dificultou o trabalho dos voluntários. Após conseguirem autorização dos órgãos responsáveis para montar uma equipe, Eduarda conheceu a Marcele que foi visitar a região e compreendeu a dimensão  do problema e deu o suporte de especialistas e equipamentos necessários.  

Por serem animais selvagens, os resgates podem durar até duas horas Eduarda ressalta que a equipe avalia se existe necessidade de locomover o animal de seu habitat para o centro de tratamento. Muitos animais se machucam naturalmente na natureza e submetê-los ao estresse da locomoção de ambiente poderia até matá-los. A devastação da flora também é um problema, pois dificulta a caça e amplia a escassez de água, mas por meio da doação de voluntários a Ampara consegue levar alimentos e água a esses animais e também manter a equipe que trabalha no local. 

Marcele  e Eduarda ressaltam que além das doações, que são muito importantes, a melhor forma de colaborar também é pressionando o poder público para a criação e manutenção de  políticas públicas de proteção ao Pantanal e mais estrutura para que isso não venha se repetir. 
O Pantanal não é o único ecossistema no Brasil que vem sofrendo com queimadas. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), de 1º de janeiro a 12 de setembro foram 125.031 queimadas no país. Esse é o maior registro para o período desde 2010. Especialistas apontam que a falta de chuva no Pantanal, e em outros biomas brasileiros, estão diretamente ligados a degradação da Amazônia.

Sobre a Ampara 

Marcele conta que a ONG é formada só por mulheres e nasceu de uma amizade de duas amigas que tinham como causa do coração os animais. A Ampara existe há 10 anos e trabalha nas frentes de animais de rua (Ampara Animal) e selvagem (Ampara Silvestre) que surgiu em 2016. 

Em 2013, recebeu a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, comprovando sua seriedade e transparência administrativa. Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Eles também gerenciam o maior programa de de adoção do país, “Adotar é tudo de bom” que está presente em 11 estados. 

Assista a entrevista completa em nosso canal! Fiquem ligados em nossas redes para acompanhar a programação! 

Como podemos colaborar? 

Existem muitas formas, mesmo estando distante! 

Organizações sociais estão atuando diretamente no combate ao alastramento do fogo e no resgate de animais silvestres: Instituto Acaia, Instituto Homem Pantaneiro e o Instituto Pantanal são algumas delas! Acesse os links e saiba como apoiá-las.

Além disso, a plataforma Atados pode te ajudar com isso. Nosso site conta com uma rede enorme de ONGs, para você se engajar e voluntariar-se como aliado do movimento da Proteção Animal e do Meio Ambiente. 

Para se inscrever na vaga que tem tudo a ver com você basta se inscrever no site e buscar pelas causas de meio ambiente e proteção animal. O trabalho voluntário é importantíssimo para a luta de causas e é através dele que as organizações cuidam da natureza pertinho de você!

Vamos juntos, cuidar do que é nosso?

Live com Ampara Animal