Texto por Letícia Alves e fotos por Gustavo Pereira, voluntários do projeto Comunicadores São Paulo (2018).


A Laramara é uma ONG voltada à assistência de pessoas com deficiência visual. Fundada em 1991 pela Mara e pelo Victor Siaulys, com o intuito de ajudar a filha deles, Lara, e mais crianças com deficiência visual, dando-lhes inclusão e oportunidade de educação a fim de que se desenvolvam como qualquer criança.

A instituição começou atendendo crianças de 0 a 7 anos, mas conforme elas foram crescendo, foi preciso continuar o acompanhamento, assim ampliando a faixa etária. Hoje, atende pessoas de todas as idades e há mais de 11 mil prontuários, além de quase 300 funcionários. Foi a Laramara que trouxe a máquina Braille e a bengala para o Brasil, essenciais para a inclusão da pessoa.

Vale ressaltar que a ONG atende pessoas com múltipla deficiência e as crianças não ficam na fila de espera, contando com uma diversidade de profissionais e assistindo 750 pessoas por mês. Os brinquedos para as crianças são adaptados e neles há um estímulo sensorial e visual. A ONG tem o intuito de criar a independência do jovem, com cursos introdutórios ao mercado de trabalho. Há também um importante curso chamado “Orientação e Mobilidade” e oficinas de informática, sempre a fim da educação e acessibilidade caminharem juntas.

A Laramara conta com cursos como maquiagem, yoga, escultura, pintura, artes plásticas, expressão corporal, dança, coral, instrumentos musicais, autonomia e independência, informática, massagem, entre outros. Dessa forma, sempre prezando pela (re)inserção do indivíduo na sociedade, estimulando-o e o incluindo.