“E se além de fazer ideias a gente começasse conversas?”

O 1º Encontro Atados juntou muita gente boa para discutir inovação social e criatividade. O evento foi coordenado por Caio Andrade, publicitário e representante no Brasil da Hyper Island, escola sueca de inovação digital com foco no desenvolvimento do pensamento criativo. Realizado no último dia 17 de agosto, o encontro foi o primeiro da série de eventos programada pelo Atados, que pretende abrir o espaço de sua nova sede para palestras, debates e workshops para conectar pessoas interessadas no desenvolvimento de projetos sociais inovadores.

O palestrante conduziu um bate papo descontraído e divertido. No decorrer de sua fala, levantou questionamentos como a substituição do termo “digital” pelo termo “redes”. Segundo Caio, é esse último que está mais atrelado ao conceito de estrutura, comportamento e, sobretudo, pessoas. Na opinião do publicitário, em última instância a conexão interpessoal é disparadamente mais importante que as ferramentas da tecnologia.

Foto: Cris Ayumi

Referência no desenvolvimento de projetos, Caio contou como dar o primeiro passo. “Basta ter uma ideia simples para iniciar uma conversa”, afirma o publicitário. “É necessário apenas um questionamento, nada muito genial. Primeiro você se pergunta sobre algo, e em seguida convida as pessoas a se questionarem com você”. Quanto maior o número de pessoas convidadas, maior a conversa e a quantidade de ideias.

Os projetos de Caio estão todos bem explicados em seu blog, o Hicaio. No encontro no Atados, o publicitário destacou alguns projetos pessoais que já desenvolveu, como o Skip Ad, uma intervenção urbana que surgiu com a pergunta “E se você pudesse pular os anúncios na rua como pula no Youtube?”. Os interessados em se juntar ao movimento podem imprimir o adesivo pelo site e colá-lo em qualquer anúncio urbano que quiserem.

 

http://www.hicaio.com/skipad/

Outro projeto de Caio é o “30 dias, 30 projetos”, que reúne pessoas e ideias para repensar sua relação com a tecnologia, e rendeu um blog no Estadão. Também na linha de integração social, Caio desenvolveu o I am not a refugee, um projeto que ajuda refugiados a retomarem seus cargos profissionais, onde quer que estejam.

Em resposta à pergunta “você recomendaria um(a) ex?”, postada em seu Facebook, o publicitário recebeu uma enxurrada de mensagens em sua caixa de e-mail. O material foi compilado e divulgado no tumblr Recomende um Ex.

Para concluir esse 1º Encontro, Caio propôs aos presentes uma dinâmica: separou as pessoas em grupos e as estimulou a pensarem em necessidades humanas, tecnologia e serviços. Com essas informações reunidas, o próximo passo foi conectá-las de forma aleatória. A partir daí cada grupo desenvolveu e apresentou para os demais um projeto baseado nas premissas levantadas e conectadas pelos próprios integrantes do grupo.

 

Foto: Cris Ayumi

O produtor Jaicle Melo, da Alcateia Fimes, descreveu a experiência do workshop como inspiradora: “Aprendi um método muito divertido e dinâmico de obter e debater novas ideias”. Para a estudante de publicidade da ESPM, Mariana Vieira, que foi sozinha ao Encontro, o acolhimento e o ambiente amigável foi surpreendente. “Fui uma das primeiras a chegar e me senti à vontade. O Atados está realmente juntando gente — muito — boa”, disse. A estudante aprovou o workshop e acredita que o conteúdo ali apresentado será importante para ajudá-la a transformar suas ideias em projetos reais.

A proposta do Atados:

A intenção de quem faz projetos sociais é atingir o maior número de pessoas possível e gerar um grande impacto. Para alcançar essa meta é necessário seguir uma fórmula do sucesso, certo? Na verdade não, porque ela não existe. Na visão do Atados, o sucesso só é possível se houver diálogo, troca de experiências e coparticipação de pessoas unidas por um propósito de vida em comum.

O 1º Encontro Atados inaugurou oficialmente a nova sede, agora próxima à estação Fradique Coutinho do metrô, no bairro de Pinheiros. Dada a largada com esse primeiro evento, a ideia é seguir com encontros periódicos que estimulem a inovação social. Os interessados podem acompanhar nossos eventos aqui.

 

Foto: Cris Ayumi