No dia 7 de Novembro teremos mais um evento do CSR Leaders promovido pelo Grupo +Unidos em parceria com o Atados. No evento, vamos abordar a tendência do “Data For Good”, portanto, o uso de Big Data para promover Impacto Social.

Teremos três painéis durante o evento e um deles falará sobre o papel do “Data For Good” na Educação. Entrevistamos um dos nossos painelistas, César Wedemann, CEO do QEdu, para dar para vocês uma prévia do que está por vir!

 

Sobre o QEdu

O QEdu nasceu com a crença de que os dados têm muito a oferecer para o impulsionamento da educação, acreditando que é possível dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação brasileira. E, com esse ideal, o QEdu aplica tecnologias inovadoras e design moderno para facilitar o acesso aos dados educacionais, usando referenciais teóricos sólidos.

De acordo com César Wedemann, o QEdu tem dois principais produtos: o Portal QEdu, que oferece indicadores de avaliação dos estudantes do Brasil de forma fácil, somado ao QEdu Redes, que oferece um viés pedagógico através de uma análise mais profunda dos dados, podendo ser explorado por diferentes regiões do Brasil. Além disso, desde maio de 2017, há o QEdu Provas, que têm como objetivo preencher a demanda de dados mais atualizados das avaliações dos alunos das escolas públicas brasileiras. Atualmente, o QEdu Provas dá suporte para as organizações fazerem suas próprias provas e avaliações com apoio e suporte prévio, aplicação e pós prova.

 

Insight do Projeto

O QEdu vem do sentimento de “como fazer”, não do sentimento de “o que fazer”, diz César. Para eles, o QEdu não deveria ser uma consultoria, mas sim uma solução em si. O desafio financeiro existia no começo, como no início de qualquer projeto, e ele foi superado  com o apoio da Fundação Lemann, que decidiu financiá-lo. Frisou-se na conversa a dificuldade de estabelecer parcerias com entidades públicas, à barreiras legais e à falta de recursos viáveis.

 

Big Data para o Impacto Social no Brasil

César Wedemann vê muitas oportunidades em relação ao Big Data em prol do Impacto Social no Brasil. De acordo com ele, o nosso país está entre os 10 países que mais disponibilizam publicamente seus dados, em um esforço do governo nos últimos anos para mostrar transparência à população.

 

Quer saber mais sobre como aplicar o Data For Good na sua empresa? Inscreva-se no CSR Leaders 2018 aqui e aprenda com mais de 10 especialistas no assunto!