O evento foi realizado pelo zoom e transmitido para o youtube 

No dia 30 de setembro foi realizado o II Encontro Nacional de ONGs da Rede Atados. O evento que foi 100% online teve como tema a Captação de Recursos. Foram convidados três palestrantes para falar sobre o tema. A live, que está salva em nosso canal do youtube, teve um retorno de mais de 170 inscritos de vários estados do país. 

Para escolha do tema foi feita uma pesquisa para saber quais assuntos abordar e o mais votado foi captação de recursos. Segundo o estudo “Impacto da Covid-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resiliência”, 73% das organizações se disseram enfraquecidas e apontaram diminuição na captação de recursos, 65% preveem redução na captação até o fim do ano, 46% têm orçamento para operar mais 3 meses apenas. Devido a essa urgência, reunimos um time de palestrantes para apresentar conteúdos relevantes e que poderiam fortalecer nossa rede. 

Marcos Pinheiro do projeto Norte, que abriu a programação, trouxe os dados sobre doação no Brasil e um panorama de um cenário de pandemia. Wanderson Souza apresentou a plataforma Prosas que faz a conexão entre investidores sociais e o setor social. Ele também deu uma breve orientação para o uso de editais e como deve ser o planejamento. 

Uma outra alternativa que foi levada para o II Encontro Nacional de ONGs, foi a de financiamento coletivo. Quem apresentou o tema foi a Beatriz Novellino da plataforma Benfeitoria. Foram apresentados cases de sucesso e estratégias de como engajar sua rede. 

Assista aqui o encontro completo

Se você tem interesse no setor social e quer fazer diferença com uma causa o Marcos Pinheiro fez um artigo de Como Abrir uma ONG em 4 passos.

Conheça um pouco de nossos palestrantes e seus projetos 

Marcos Pinheiro

Site da Norte | Instagram

Marcos Pinheiro trabalha desde 2003 no terceiro setor. Co Fundou, em 2014, o Instituto Phi, atualmente uma das maiores instituições grantmakers independentes no Brasil. No Phi ocupou o cargo de Diretor de Relacionamento com Doadores, atuando na mobilização de quase R$ 50 milhões para 527 projetos sociais.

Atualmente, é Diretor-executivo da Norte, a primeira plataforma digital de produção de conteúdo voltada exclusivamente para o terceiro setor no Brasil, e doador pela rede Confluentes. Também é membro do Movimento por uma Cultura de Doação e do conselho do  Dia de Doar. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, tem pós-graduação em gestão de negócios de impacto.

Wanderson Felício de Souza

Site do Prosas | Instagram

Sócio-diretor do Prosas e da Nexo, responsável pela área de consultoria e assessoria a investidores sociais – empresas, institutos e fundações. Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP). Têm experiência nacional e internacional em investimento social, tendo atuado com gestão de projetos sociais, gestão do conhecimento e pesquisa em políticas públicas em organizações públicas, privadas e no terceiro setor. 

Beatriz Novellino

Site do Benfeitoria | Instagram

Formada em Produção Cultural pela UFF, possui experiências há mais de 9 anos nas áreas de produção executiva, administrativa e comunicação de projetos culturais de vários segmentos e portes. Na Benfeitoria, atua com mobilização de redes, captação e consultoria de projetos.