O CREN recebeu cerca de 50 voluntários no dia 21/06, dia em que aconteceu o Idealday. Em uma ação promovida em parceria com a ONG Atados, os voluntários promoveram várias benfeitorias no CREN da Vila Mariana. A data celebrada mundialmente é marcada pela participação de empresas multinacionais que enviam seus colaboradores para ações voluntárias em ONGs. No caso do CREN, os voluntários vieram da empresa Endenred.

idealdayVoluntários em ação

Os voluntários foram separados para trabalhar em três frentes: pintura, jardinagem e culinária. Segundo Janaína Oliveira, analista de projetos sociais da Atados, todos os participantes do Idealday têm uma relação. “Primeiro pensamos cuidadosamente para que os temas dos envolvidos conversassem. Hoje, por exemplo, todos estão ligados à alimentação, criança e trabalho social”.

Mais cor

As ações contaram com o apoio dos artistas Ivan Gamazo e Marc Hausler para colorir o corredor, a sala de espera e também criar um mural na parte dos fundos da unidade CREN Vila Mariana. Todos os voluntários estavam muito animados. A voluntária Caroline Pagilía frisou que “deixar aquele lugar mais colorido e bonito trazia muita alegria”.

“Cada um de nós seres humanos devemos nos dedicar no mínimo a uma causa social para que juntos possamos construir um mundo melhor”, declarou Bruna Silva, outra voluntária.

Cidade sem Fome

Para auxiliar nas atividades de jardinagem, o CREN contou com Regis Eder Neu, técnico agrícola da ONG Cidade sem Fome. A ideia foi criar um jardim frutífero para deixar o espaço mais verde. “Nós iremos fazer desde preparar o plantio, até decorar o local” disse Regis. Com as mãos na terra, os voluntários prepararam vasos numa ação divertida e rapidamente todas as mudas já estavam plantadas.

voluntáriosMultiplicando Sabores

O nutricionista Adolfo Mendonça e o orientador de atividades físicas Caio Dervage juntamente com seu grupo Multiplicando Sabores, composto por crianças e adolescentes tratados pelo CREN da Vila Jacuí, vieram até a unidade Vila Mariana para compartilhar conhecimento, aprender e ajudar nas atividades realizadas na cozinha.

Juntamente com os voluntários, os jovens do CREN preparam uma salada temperada. O nutricionista Adolfo Mendonça apresentou os malefícios dos alimentos ultraprocessados, para que os voluntários entendessem mais sobre o que é transmitido durante a recuperação nutricional no CREN. O profissional brincou com as crianças: “Hoje todos vocês vão poder ensinar um pouco do que aprendem no dia a dia no CREN”. Os voluntários nem piscavam, ao aprender com os pequenos do CREN.

No final do evento, os participantes se reuniram em uma grande roda, para que que todos pudessem se apresentar e se conhecer. Depois de muita confraternização e fotos, voluntários e crianças se deliciaram com a saborosa salada temperada, enquanto apreciavam as incríveis pinturas nas paredes da unidade CREN Vila Mariana.

Para o CREN, a ação dos voluntários no Ideaday rendeu uma experiência de troca. “Nós cedemos o espaço e ganhamos um lugar mais verde e colorido. Inclusive com um mural pintado nos fundos da unidade, que nos dá oportunidade para uma futura horta comunitária”, comemorou Léa Regina Marques da Silva, gerente da unidade CREN Vila Mariana.

Atados

O Atados é uma plataforma social online que conecta pessoas à oportunidades de voluntariado em causas sociais. No site da ONG é possível encontrar vagas para voluntários, inclusive do CREN.