Imagem de destaque: Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá
(Foto: Lenine Martins/Secom-MT)

A codeputada estadual Chirley Pankará é a nossa convidada especial para o texto de hoje. Chirley vem fazendo história em São Paulo – e no Brasil. É a primeira indígena eleita na história do estado e faz parte da Bancada Ativista, um grupo de pessoas ativistas que fazem parte de um mandato coletivo. Confira o que Chirley tem para compartilhar com a nossa rede!


Por Chirley Pankará.

No dia 9 de agosto, celebramos o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para nós, povos indígenas, é mais do que apenas uma data comemorativa, é um momento de luta para garantir direitos.

A Organização das Nações Unidas – ONU, instituiu a data no ano de 1995 com objetivo de expressar o reconhecimento internacional aos povos indígenas. Povos estes que sempre sofreram perseguições e extermínios por parte dos não indígenas, que muitas vezes, para favorecer seu próprio capitalismo, destruíram e destroem culturas milenares.

Portanto, esta data para nós povos indígenas é de fundamental importância, para nos fortalecer contra o genocídio e o apagamento dos nossos direitos. Direitos esses que são básicos para o bem viver de nosso povo.

A codeputada estadual Chirley Pankará.

Em tempos de retrocessos, descasos e desgoverno, temos que nos fortalecer para lutarmos em prol da preservação dos nossos territórios e da mãe natureza. Somos protetores da natureza e exigimos a demarcação de nossas terras, bem como, a saúde específica e educação diferenciada.

Vivemos 519 anos de tentativa de apagamento de nossa existência. Querem nossas terras, nossa Amazônia, queimam nossas casas sagradas, matam nossos líderes e nada é feito para acabar com isso. Tentam nos dizer que se usamos celular, se temos carro, se estamos na universidade, entre outros, nós deixamos de ser indígenas. De todas as formas tentam nos invisibilizar, pois nos apagando fica fácil explorar nossos bens naturais que só nós sabemos cuidar. Queremos o meio ambiente com gente indígena, pois somos nós que mantemos este ar que todos respiram.

Em qualquer lugar, somos povos indígenas. E este país, que foi invadido, era apenas nosso e circulávamos livremente. Hoje, querem negar nosso direito de ir e vir – assim fica mais fácil a tutela. Que o dia 9 de agosto seja lembrado com essa intensidade de resistência e luta. E diga ao povo que AVANCE! Avançaremos.


Para conferir mais do trabalho da Chirley, acesse a página da Bancada Ativista no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ou a conta no Instagram oficial da Bancada Ativista.