Opaaa, aqui é o Abraço Cultural invadindo o blog do Atados! O quê? Ainda não conhece o Abraço? Vem cá que vamos contar o que viemos fazer aqui!

O Abraço Cultural é uma ONG que tem refugiados e refugiadas como professores/as de cursos de idiomas e cultura. No dia 20 de junho, nós celebramos o Dia Mundial do Refugiado e apesar de comemorar muitas conquistas, os direitos de pessoas refugiadas estão constantemente ameaçados. 

No mundo, há mais de 25,9 milhões de refugiados e 3,5 milhões de pessoas solicitantes de refúgio. A cada minuto, 25 pessoas são deslocadas à força em decorrência de conflitos ou perseguições. Durante a pandemia mundial, alguns países restringiram o acesso de refugiados e intensificaram as políticas restritivas de imigração.

No Brasil, mais de 11 mil pessoas foram reconhecidas como refugiadas. Mas ainda temos mais de 82 mil imigrantes de 132 países que recorreram ao governo brasileiro para tentar obter o direito de viver por aqui como refugiado (Ministério da Justiça, 2019).

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode contribuir com essa causa, aí mesmo da sua casa! 

1. Bateu aquela fome e vai pedir um rango?

Peça um salgado venezuelano, uma marmita paquistanesa ou um falafel sírio! No #AbraceDaí você encontra empreendedores/as que adaptaram suas produções para vendas online. Não encontrou a sua cidade? Então peça para um empreendedor refugiado preencher nosso formulário para que o seu trabalho apareça em nossa plataforma!

via GIPHY

2. Já conseguiu maratonar aquela série sem legenda? E um filme árabe

Já pensou em aprender espanhol e um pouco mais sobre a cultura latinoamericana? Nos Cursos Intensivos do Abraço Cultural você vive uma imersão cultural com professores refugiados e aprende um novo idioma em 5 semanas! Escolha entre Inglês, Francês, Espanhol e Árabe e garanta já a sua inscrição

3. Bora celebrar a diversidade cultural sem aglomeração?

O Abraço Cultural RJ junto com outros parceiros realizam anualmente o Rio Refugia, o maior evento em comemoração à data do Dia Mundial do Refugiado. Este ano a edição será online e, além do incentivo ao consumo de comidas e produtos de empreendedores em situação de refúgio, teremos webinários sobre refúgio, aula ao vivo de ritmo latino e vídeos culturais exclusivos. Clique aqui e consulte a programação completa! 

via GIPHY

4. A curiosidade pegou e você quer se informar mais sobre o assunto?

No dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, o Instituto Adus irá promover uma Live repleta de informações e música, com a participação dos/as jornalistas Antônio Prata e Patrícia Campos Mello e da cantora Maria Rita. Aproveite e garanta os seus ingressos!

5. Já pensou em como sairia de situações complicadas?

O Refúgio 343 é uma organização humanitária dedicada à resgatar famílias venezuelanas refugiadas no Brasil. No Mês do Refugiado criaram uma iniciativa de reflexão sobre a causa e como podemos contribuir com pequenas e valiosas ações. Clique aqui para conferir essa iniciativa de Teste de Resiliência.

6. Cine-debate: Recomeços 

Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado a ONG Cruzando Histórias vai realizar um cinedebate online com o documentário Recomeços (selecionado por três festivais internacionais de cinema) + roda de conversa sobre a humanização do migrante no Brasil. Será no dia 24.06, às 19h. Inscreva-se em www.ch.org.br/agenda.


Na plataforma do Atados e no AbraceDaí você encontra outras iniciativas e instituições que oferecem acolhimento e orientações para pessoas refugiadas! Compartilhe, faça a informação circular! Quanto mais pessoas souberem das iniciativas, dos empreendedores e de seus serviços, mais impacto geraremos em seus trabalhos e em suas rendas!