Crianças passam a tarde brincando na PróSaber (Foto: Isabel Praxedes/Comunicadores Atados)

Um lugar complementar a escola, onde além de aprender, as crianças são estimuladas a brincar. Essa é a proposta do Pró-Saber SP, uma organização social que busca estimular por meio de programas o olhar sensível das crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, proporcionando uma educação integral.

Quem passa pela rua Manuel Antônio Pinto e vê aquela portinha azul, nem imagina que lá dentro cerca de 175 crianças têm um espaço todo colorido, enfeitado e cheio de brinquedos e livros, onde passam um período de três horas por dia brincando, aprendendo e interagindo. Tudo isso é aliado à organização de uma equipe com 18 funcionários.

Desenhos das crianças enfeitam o espaço (Foto: Isabel Praxedes/Comunicadores Atados)

O Pró-Saber SP foi fundado no Rio de Janeiro, em 1987, para crianças de escolas públicas com dificuldades de aprendizagem e para a formação de educadores. A filial de São Paulo foi criada por Maria Cecília Lins, filha da fundadora do centro carioca. “O que me fisgava era o problema da alfabetização”, relata Maria.

Como já havia trabalhado naquela comunidade, Maria começou a busca por uma sala e acabou encontrando o quintal da dona Roseli e percebeu que aquele lugar fazia sentido ser o começo da filial paulistana.

A partir daí, Maria percebeu que a alfabetização estava diretamente ligada ao direito e a vontade que as crianças tinham de brincar. “O nosso ensinar não é um ensinar tradicional. É a experiência de viver um processo de aprendizado diferenciado, onde elas aprendem entendendo o sentido da leitura e da escrita”.

As aulas são ministradas com muita música e leitura (Foto: Isabel Praxedes/Comunicadores Atados)

Ler e Brincar

Em maio de 2015 foi reinaugurada a biblioteca do Pró-Saber SP, que com o apoio da Fundação Arymax conseguiu expandir e organizar um espaço com 15 mil títulos infanto-juvenis. Logo, a biblioteca ficou bastante conhecida na comunidade e o lugar, até então aberto apenas para os alunos, passou a ser frequentado por todos os moradores de Paraisópolis. “A criança não precisa vir acompanhada de um adulto, ela só precisa fazer um cadastro rápido e depois ela pode escolher um livro emprestado. Atualmente, temos 1322 usuários”, conta Matheus Ferreira, estagiário do centro e um dos responsáveis pelo controle da biblioteca.

“A criança não precisa vir acompanhada de um adulto, ela só precisa fazer um cadastro rápido e depois ela pode escolher um livro emprestado.”

A partir da grande procura pelos livros, surgiu o programa Ler e Brincar, para crianças de 3 a 12 anos, em que aproximadamente 50 crianças, divididas em dois grupos, um de manhã e um de tarde, passam duas horas e meia por dia no Pró-Saber SP ouvindo histórias e brincando. “Nossa coordenadora e os estagiários entendem bastante de livros e conseguem indicar leituras apropriadas para cada um”, diz Nathalia Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento institucional do centro.

Integrando Saberes

Todo ano, em uma parceria com uma escola pública da comunidade, 22 alunos da primeira série têm contato com o espaço educacional em período integral. Essa proposta faz parte do programa Integrando Saberes, que tem como foco a alfabetização. “As crianças que não se alfabetizam até os 8 anos têm muito mais dificuldade de se desenvolver na escola. Se a criança conquista isso, ela consegue se aprimorar ao longo da vida”, conta Nathalia.

O objetivo do Pró-Saber SP neste programa, de acordo com Nathalia, é se diferenciar da escola e trabalhar a escrita e a leitura de diferentes formas: com bibliotecas circulantes, jogos, números e até durante o recreio, que dura 45 minutos. “Nós fazemos um mergulho alfabetizador, então tentamos envolver a leitura e a escrita em todos os momentos. Também acreditamos que o recreio é um período de troca e desenvolvimento”.

PróSaber é lugar de brincar (Foto: Isabel Praxedes/Comunicadores Atados)

Espaço de Protagonismo Social

Para pensar nos adolescentes de Paraisópolis, o Pró-Saber SP criou o programa Espaço de Protagonismo Social em que estimula a visão comunitária entre os jovens e a comunidade em que vivem.

A partir de um processo seletivo, que busca conhecer o jovem e ver o interesse dele pelo projeto, 40 adolescentes de 13 a 17 anos são selecionados para passarem as tardes na organização, onde têm atividades lúdicas, de música, de tutoria escolar e desenvolvimento de projetos.

Conheça o Pró-Saber SP
Rua Manoel Antonio Pinto, 974
Paraisópolis — São Paulo (SP)
Contato: (11) 3739–3435
Site: www.prosabersp.org.br

Adolescentes tocando instrumentos no Projeto Espaço de Protagonismo Social (Foto: Isabel Praxedes/Comunicadores Atados)

Texto escrito pela voluntária Beatriz Atihe e fotos da voluntária Isabel Praxedes