Voluntariado a distância permite tempo e lugar mais flexíveis para a participar de boas ações.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia em março de 2020, a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus continua requerendo protocolos de segurança, como o distanciamento social. Com isso, muitas organizações da sociedade civil, que desempenham papel fundamental em diversas frentes e causas sociais — inclusive no enfrentamento à covid-19 –, ainda estão com programas de voluntariado presencial suspensos. 

Mas elas continuam precisando do apoio de todos nós! E, graças à internet, você pode contribuir com uma causa a distância, ou seja, pode ser voluntário ou voluntária de forma online — mais uma frente de mobilização que veio para ficar. Além de ser a principal alternativa neste cenário atípico, essa modalidade de voluntariado representa uma solução para quem tem pouca disponibilidade de tempo ou está a uma longa distância da ONG que deseja apoiar. 

Sem sair de casa, é possível investir seu tempo, suas habilidades e sua experiência em atividades que constroem um mundo mais igualitário e justo. Na plataforma do Atados, há vagas de voluntariado online em ONGs para os mais diversos perfis de interesse. Uma delas vai ser a sua cara! Para dar alguns exemplos, é possível atuar em campanhas de arrecadação online, em projetos de divulgação científica, na gestão das redes sociais da instituição, com tradução, com ensino remoto para crianças e idosos, com acompanhamento psicológico, entre muitos outros.

Além de construir redes de solidariedade e promover impactos sociais positivos, o trabalho voluntário representa uma excelente oportunidade de agregar conhecimento à carreira. Para quem nunca teve experiência profissional, engajar-se em uma atividade voluntária pode ser, por exemplo, um caminho interessante na construção de um portfólio, contribuindo, dessa maneira, para o impulsionamento do currículo. No Instagram, o Atados transmitiu no dia 14/07 uma live sobre esse tema com a artista visual Letícia Imai, que conta sua experiência com o voluntariado. Assista à gravação aqui. E, no nosso portal, há uma seção de vagas de voluntariado para quem deseja atuar na modalidade online. No endereço atados.com.br/vagasonline, você confere oportunidades para se juntar à nossa rede de #GenteBoa!


Conecte-se ao Atados

Atados | Facebook | Instagram

Christian Domingues
Voluntário de Comunicação

Revisão: Daniela Souza e Juliana Borre