O maior festival de sustentabilidade do Brasil será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto, com cem por cento das atrações gratuitas na capital paulista; shows de Luedji Luna, Zélia Duncan com Orquestra Jovem Tom Jobim, Barbatuques e outros artistas, Cia Pé no Mundo, Rua das 100 Minas com programação educativa, artística e musical feita por mulheres, Pic Nic No Parque Augusta, Feira de Troca de Brinquedos, Musicais no Teatro Sérgio Cardoso e CCJ e o CineSolar, que utiliza energia limpa e renovável para funcionar e palestra do grego Antonis Mavropoulos são alguns dos destaques
A 9ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com mais de 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Parque Ibirapuera, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Juventude, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Diversidade Sexual, Biblioteca Villa-Lobos, Biblioteca São Paulo, MIS, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, Circuito Paulista (Parque Mário Covas, Parque Trianon, Japan House, Blue Note, Parque Augusta, Minhocão), Unibes Cultural, unidades dos CEUs, Fábricas de Cultura e diversos outros equipamentos culturais e socioeducativos.
O evento, que vem reunindo milhares de pessoas a cada edição, promove uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades, todas abertas e gratuitas ao público. Entre os destaques estão o show de Luedji Luna e apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim com Zélia Duncan no Parque Ibirapuera, uma intensa programação no Circuito Paulista com CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar, no Parque Mário Covas, Pic Nic no Parque Augusta, Pintura Coletiva no Minhocão, Jazz ao Pôr do Sol no Unibes Cultural, Rua das 100 Minas na Lapa, com programação exclusiva criada por mulheres, e centenas de atrações gratuitas.
Uma novidade deste ano é o Fórum Virada Sustentável 2019, programação especial de talks e palestras sobre negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas. A ocupação toma conta do Unibes Cultural ao longo de dois dias, reunindo mais de 50 atividades e mais de 150 palestrantes, onde será possível conhecer tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração.
Neste ano, o festival é segmentado em oito pilares: música, fórum, artes visuais, mostra de cinema, mostra de teatro, mostra de dança, kids e bem estar.
A 9ª Virada Sustentável São Paulo apresenta mais de 600 atividades e gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros. Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente em 44 das 46 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.
A edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.
Parceiros
A Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério da Cidadania e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal e pelo PROMAC (Prefeitura de S. Paulo). Tem patrocínio de Novelis, AMA e Facebook Brasil, co-patrocínio da Liberty Seguros, Mercado Livre e Electrolux e apoio das empresas Ball, CMPC, ISA CTEEP, ValGroup, Instituto Center Norte, Sabesp, Scania e AkzoNobel.
É corealizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA e tem como parceiros o Instituto Alana, Sistema B., Ecofalante, NIC Br, Unibes Cultural. Promoção e Mídia por Globo, Catraca Livre, Hypeness e Otima.
Sobre
O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.
Entre os dias 22 e 25 de agosto em centenas de pontos da cidade de São Paulo, a Virada Sustentável 2019 apresenta uma programação inteiramente gratuita com música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.
Com edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática do festival é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.
Confira a programação completa em www.viradasustentavel.org.br
About The Author: Atados
More posts by Atados